7 de dezembro de 2015

DIY: Soft box caseiro

Olá minhas mocinhas, como estão? O post de hoje vai ser de grande utilidade para fotógrafos amadores, blogueiras, youtubers e para você que adora testar os DIY da internet! Vocês que adoraram o post ensinando a fazer um mini estúdio com efeito bokeh, vão adorar ainda mais o post de hoje!

Pra começar o que é uma soft box? É uma caixa de iluminação usada geralmente em estúdios de fotografia, deixando o ambiente mais claro e não deixando que a luz "estoure" no objetivo. Legal né?
Por isso, pra quem pretende dar um ar um pouco mais profissional para o blog/canal é essencial se ter uma dessas. MAAAS, ela tem um preço relativamente caro, estão custando entre R$ 350,00  a R$900,00 ou seja, quem tá iniciando agora geralmente não tem condições de comprar uma dessas.


Então, como estou pensando na ideia de criar vídeos-tutoriais (me digam o que acham pelo amorrr de Deus) fui procurar saber o que eu poderia fazer para melhorar a qualidade dos vídeos e acabei encontrando muita gente falando sobre a danada da soft box. Procurei muito sobre ela e vi vários tutoriais ensinando a fazer uma dessas você mesmo, não deu outra! Segui o passo-a-passo da Gi do blog jeitinho da Gi e deu super certo! Fotografei todo o processo e trouxe pra vocês, para que assim como eu, economizem uma boa grana e não deixem de fazer fotos/vídeos com qualidade!

Na verdade, eu fiz apenas 1 e me arrependi. Se você for gravar vídeos a noite, o ideal é fazer duas, uma de cada lado para que a luz não bata apenas em um lado do rosto/objeto e sim nos dois, deixando a imagem uniformemente iluminada, certo? Bora lá!!!

Você vai precisar de:
- Caixa de papelão
- Papel alumínio
- Papel cartão preto (ou tecido colorido, papel colorido, o que desejar)
- Fita isolante
- Bocal para luz
- Fio de luz
- Tomada
- Tesoura/estilete
- Cola
- TNT
- Caneta

Passo-a-passo:
- Primeiro você vai cortar 4 trapézios idênticos de papelão. Pra não ficar em duvida de como medir, siga as medidas da foto abaixo:


- Com os 4 trapézios cortados, faça mais 4 trapézios de papel alumínio. Eu fiz as medidas de papel alumínio de acordo com cada trapézio de papelão, pois assim não tinha perigo de algum ficar menor/maior.


- Passe a cola sobre o  trapézio papelão, não se esqueça de espalhar bem, para que fique bem colado e não fique com marcas. Você pode utilizar um pincel, um rolinho ou fazer como eu e espalhar com os dedos mesmo


- Faça os últimos dois procedimentos acima com o papel cartão preto, lembrando que você pode utilizar tecido (como a Jessica Belcost fez), papel EVA e etc. Esta será a parte exterior da caixa, então é importante que fique bem feitinha e tenha a sua cara. Eu fiz de papel cartão preto porque o papel é mais grosso e preto porque fica mais parecido com uma soft box mesmo. Então cada trapézio vai ficar assim, frente/verso:


- Recomendo que passe fita isolante em cada cantinho do trapézio para evitar que os papéis colados no papelão de soltem e para dar um melhor acabamento. Também recomendo a fita isolante por ser mais forte e também por se tratar do risco de fogo.


- Chegou a hora de montar a nossa caixa! Você vai juntar o cantinho de 2 trapézios e passar a fita isolante. Cuidado pra não colar muito os dois trapézios pois você vai ter que conseguir dobrá-lo!


- Faça isso em todos os 3 cantos e no quarto, já dobre como se fosse uma caixa e depois passe a fita


- Passe a fita também nos 4 cantinhos internos da nossa soft box para garantir que fique bem segura e firme.


- Agora começa a parte mais chatinha da nossa soft box, mas nada difícil! Você vai precisar de ajuda, bom pelo menos eu precisei! Quem fez a ligação da tomada+fio+bocal foi meu sogro! Eu não sei fazer então nem tem como explicar isso por aqui! Já com a parte de fiação pronta, encaixe no papelão de uma maneira que fique bem segura. E depois corte, deixando-a no centro de um quadrado de 6cm²
Encape muito bem com fita isolante e coloque na soft box. Não se esqueça de colar as arestas internas e externas desse quadrado menor com a fita isolante!


- Pra finalizar, faça um quadrado de 36cm no tnt para cobrir a caixa como se fosse uma tv. O tnt é bem transparente então vai deixar que a luz ultrapasse. A cor tem que ser branca mesmo. Ele é necessário para emitir luz mais uniforme e evitar que estoure a luz no foco. Pra ser sincera colei com fita isolante mas não colei muito bem, pois se precisar trocar a lâmpada, fica fácil de tirar e também evita de estragar a caixa. Uma dica boa é fazer esse quadrado e passar elástico em volta, assim fica bem mais fácil de tirar e colocar.


É assim que vai ficar a nossa soft box pessoal! Coloquei esses 3 tipos de fotos para vocês terem uma noção de como é a iluminação dela.


Bom, quanto eu gastei nisso tudo? Como eu já tinha todos os materiais, só faltava o tnt e a cartolina, gastei R$2,55 mas se você não tem todo o material com certeza seu gasto será de no máximo R$20,00. Ou seja, vale muito a pena fazer, pois rapidinho você faz e gasta muito pouco! Dá pra fazer em outras formas e tamanhos! Bom, o post ficou extenso mas espero que dê pra acompanhar certinho o passo-a-passo e que vocês tenham gostado. Me diga aqui nos comentários o que você achou e se fizer também não esqueça de me falar! Milhares de beijos


18 comentários:

  1. Van esse post com certeza ficou salvo nos meus favoritos, amei a dica, ele não é tão complicado de fazer e não custou caro.
    Beijos!

    www.xadeamora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vaan, fico super feliz que tenha gostado! É bem fácil de fazer, não tem segredo! Beijão <3

      Excluir
  2. Vanessa ,Muito pratico e ótimo este tutorial
    http://furacoesdepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa!
    Adorei o DIY, achei super fácil e prático. Quero fazer.
    Ah, sobre os tutoriais, faça sim!!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa! Faz sim, vou querer ver o resultado! Um beijo <3

      Excluir
  4. Adooooro DIY!
    Esse é super prático.
    Amei.

    Beijoss

    http://mamaeisabebearthur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou mamãe Isa! um super beijo e volte sempre <3

      Excluir
  5. Genial!!! Já salvei nos meus favoritos para fazer depois!! Adorei! Beijosss

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!! Qual o lado do papel alumínio você utiliza, o mais brilhante ou o mais fosco?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!! Qual o lado do papel alumínio você utiliza, o mais brilhante ou o mais fosco?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!! Qual o lado do papel alumínio você utiliza, o mais brilhante ou o mais fosco?

    ResponderExcluir
  9. Quero saber saber sobre a lâmpada. Quantos watts? (potência). E sobre o papel alumínio ele tem dois lados? Qual fica na parte interna?

    ResponderExcluir
  10. O lado mais brilhoso do papel alumínio!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, sua opinião é muito importante pra mim! Deixe seu link para que eu possa visitá-lo posteriormente ♥